_ _ _ _

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

0 Caruaru tem maior PIB do interior de Pernambuco

+A +/- -A
Caruaru é a cidade do interior de Pernambuco com maior Produto Interno Bruto (PIB), que indica o total de riquezas produzidas por um município, segundo dados da Condepe/Fidem, órgão técnico do Governo do Estado. O estudo também apontou a cidade como a principal na geração de empregos do interior. O arranjo produtivo do polo de confecções e o setor de serviços são os principais puxadores do expressivo crescimento da cidade.

De acordo com a Secretaria de Planejamento de Caruaru, os títulos são frutos do trabalhado realizado nos últimos anos. “Focamos em três grandes pontos de partida: a atração de novas indústrias, o apoio à construção civil e a arrecadação pública para investimentos em obras na cidade. Caruaru bateu o recorde na arrecadação pública, foram investidos mais de R$ 300 milhões somente em obras municipais, sem contar com as obras realizadas pelos governos do Estado e Federal”, enfatizou o secretário de Planejamento, Ricardo Góes.

A força econômica de Caruaru se reflete na criação de postos de trabalho, que são da ordem de 27.021 empregos com carteira assinada. Ainda segundo o secretário, o setor de serviços é o que mais emprega. “Temos dois grandes shoppings, além dos polos de confecção, que não param um dia sequer, pois abastecem a região. O mercado está aquecido graças ao parque industrial, à confecção e ao setor imobiliário”, completou.

O crescimento dos investimentos na construção civil também tem gerado empregos diretos e indiretos. Atualmente, 82 prédios de grande porte estão em construção no município. O PIB da capital do Agreste, de R$ 2,42 bilhões, ultrapassa Petrolina, Paulista e Igarassu, só ficando abaixo dos municípios mais populosos da Região Metropolitana, onde se concentram os maiores investimentos do Estado. O estudo da Condepe tomou como base dados do IBGE e do Ministério do Trabalho. As informações são da Folha de Pernambuco. (Foto/reprodução)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...