_ _ _ _

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

0 DUQUE ratifica parceria com programa e estuda beneficiar novos bairros

+A +/- -A
Mais dois bairros de Serra Talhada poderão ser beneficiados com a coleta seletiva – um modo simples, mas revolucionário de lidar com o lixo domiciliar. Durante reunião na tarde desta terça-feira (8), o prefeito Luciano Duque (PT) ratificou a parceria com o programa Recicla Pernambuco e já estuda apoiar ampliação da iniciativa para os bairros do Bom Jesus e Vila Bela, que será inaugurado até o final deste mês com a entrega de 899 residências pelo Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal. O Recicla PE é coordenado pelo Itep (Instituto de Tecnologia de Pernambuco), por meio da Unidade Gestora de Projetos de Resíduos Sólidos (UGRS), ligado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado e financiado pela empresa Petroquímica Suape.

A iniciativa conta com a parceria do poder municipal desde a gestão Carlos Evandro e funciona há um ano e seis meses na cidade atendendo os bairros da AABB e Centro. Os técnicos do Itep citaram que pretendem levar a ideia para o bairro Bom Jesus, o mais populoso de Serra. “E aproveitamos a reunião para ratificar a importância de aplicá-lo, em parceria com o governo, também no Vila Bela, que é um novo bairro e vai concentrar várias famílias. É onde tudo, teoricamente, pode começar do zero em termos de conscientização dentro a política do trato com resíduos sólidos”, ponderou o prefeito petista.

Na reunião com o poder municipal, o professor do Itep, Bertrand de Alecar, expôs as qualidades do projeto e a partir de quais ações é possível o governo injetar mais fôlego para impulsionar a proposta. “Uma delas é com o apoio de caminhão e carroças manuais para levar os materiais recolhidos. Bem como a contratação dos serviços dos catadores”, detalhou. Atualmente existem 23 pessoas realizando o serviço no município, através da Coopecamarest (Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis de Serra Talhada), que funciona há mais de um ano na cidade.
“Esse projeto que o Itep vem coordenando traz para o município todo um apoio de ações sócio-ambentais, como coleta seletiva, reciclagem e educação ambiental. E, principalmente, de apoio social aos catadores de lixo do município”, ressaltou Bertrand de Alencar, parabenizando o prefeito Luciano Duque. “Após essa reunião, sentimos que o novo prefeito está muito interessado. Vimos que, imediatamente, determinou aos seus secretários que dessem um apoio para que a gente pudesse correr o mais rápido possível com esse projeto”. (Da Assessoria de Imprensa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...