_ _ _ _

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

0 Coreia do Norte desafia o mundo com novo teste nuclear

+A +/- -A
A Coreia do Norte executou nesta terça-feira seu terceiro e mais potente teste nuclear, utilizando um artefato “miniaturizado”, em um gesto que provocou reações imediatas de condenação de grande parte da comunidade internacional.

O governo do fechado regime stalinista do nordeste da Ásia confirmou ter realizado um teste nuclear “com êxito”, apresentado como uma resposta à “hostilidade” dos Estados Unidos, seu inimigo declarado.

“Um terceiro teste nuclear foi realizado com êxito”, afirmou a agência estatal KCNA. De acordo com a nota, o “teste nuclear de alto nível, ao contrário dos executados no passado, teve mais potência e incluiu um dispositivo atômico miniaturizado e mais leve”.

O Conselho de Segurança da ONU convocou uma reunião de emergência para as 14H00 GMT (12H00 de Brasília) em Nova York. Em Viena, a Organização do Tratado de Proibição Completa de Testes Nucleares afirmou que a explosão constituiu uma “clara ameaça à paz e à segurança”.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, condenou um gesto que considerou “profundamente desestabilizador”, de acordo com seu porta-voz. (AFP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...