_ _ _ _

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

0 Na Paraíba, mais de 24 mil podem ter títulos de eleitor cancelados

+A +/- -A
Mais de 24 mil eleitores que não compareceram às urnas nas três últimas eleições na Paraíba poderão ter os títulos de eleitor cancelados. A informação é do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, que fechou na quarta-feira (20) o balanço do último pleito.

De acordo com o TRE-PB, a relação traz 24.816 pessoas nessa situação em todo o estado. O procedimento para evitar a inviabilização do documento é comparecer aos cartórios eleitorais, das suas zonas, e regularizar a situação a partir da próxima segunda-feira (25). Para a Justiça Eleitoral, cada turno é contabilizado como uma eleição.

As listas com os nomes dos eleitores que podem ter os títulos cancelados estão disponibilizadas nos cartórios eleitorais. Para a regularização, o eleitor deve apresentar um documento oficial com foto, o título de eleitor e pagar uma multa, que é de R$ 3,50 por eleição. O prazo para evitar que haja o cancelamento encerra no dia 25 de abril.

Quem não regularizar a situação junto à Justiça Eleitoral sofrerá algumas sanções. Não poderá, por exemplo, se inscrever em concurso público; caso já tenha sido aprovado em algum processo seletivo não poderá assumir o cargo; assim como não poderá se inscrever em instituição de ensino nem participar de licitação (em caso de possuir alguma empresa). Quem estiver irregular com a Justiça Eleitoral também será impedido de tirar passaporte ou CPF, dentre algumas medidas.

Ainda de acordo com o TRE-PB, a maior parte dos eleitores com risco de cancelamento de título são de João Pessoa e Campina Grande, os dois maiores colégios eleitorais do estado. Na capital, são cerca de 5.500 e em Campina 2.200. Nas duas cidades, a Central de Atendimento ao Eleitor vai funcionar das 12h às 18h. Nos demais municípios do estado, o expediente é das 8h às 14h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...