_ _ _ _

sexta-feira, 1 de março de 2013

0 Cientistas conectam cérebro de dois ratos na busca pelo “cérebro orgânico”

+A +/- -A
Quando um computador não dá conta de um cálculo, técnicos costumam conectar vários computadores (conhecidos como clusters) para dividirem o processamento da tarefa. O mesmo pode acontecer, no futuro, entre os cérebros das pessoas.

É o que começa a apontar uma série de experimentos feitos com ratos, sob a coordenação do cientista Miguel Nicolelis. Recentemente, pesquisadores conectaram cérebros de dois ratos para transmitir informações motoras e sensoriais entre eles. ?Essas experiências mostraram que nós estabelecemos uma ligação de comunicação direta e sofisticada entre cérebros. Então, basicamente, estamos criando uma espécie de computador orgânico?, afirma Nicolelis.

Os testes também foram realizados entre roedores de dois continentes, um em Durham, na Carolina do Norte (EUA) e outro no Instituto Internacional de Neurociências de Natal Edmond e Lyly Safra. “Isso sugere que no futuro poderemos criar uma rede de cérebros de animais distribuídos em vários locais diferentes”, aponta Miguel Pais Vieira, pós-doutorando e primeiro autor do estudo.

Os resultados dessas experiências foram publicados nesta quinta-feira (28) no reconhecido periódico da área, Science Reports, do grupo Nature. (mundobit)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...