_ _ _ _

sexta-feira, 29 de março de 2013

0 Dessalinizadores vão ser instalados em 60 municípios pernambucanos

+A +/- -A
Mais de 200 novos sistemas de dessalinazação vão ser instalados no Sertão e Agreste de Pernambuco pela secretaria de Recursos Hídricos e Energéticos (SRHE). Os dessalinizadores do tipo cabinado serão implantados em comunidades rurais de 60 municípios que consomem água de poços tubulares.

Na maioria dos poços perfurados, a água é salobra (muita concentração de sais) e não serve para o consumo humano. Com a dessalinização, água torna-se potável e pode ser consumida pelas pessoas“, afirma o chefe da pasta, José Almir Cirilo.

O calendário de instalação e o nome dos municípios ainda não foram divulgados pela SRHE. A instalação dos dessalinizadores será feita em parceria com as prefeituras. Elas se responsabilizarão pela cessão do terreno, custos com energia elétrica e operadores treinados.

Além dos equipamentos, a secretaria também vai realizar melhorias nos poços que fornecem a água, instalações elétricas e hidráulicas, construção dos tanques de rejeito e o cercamento do local onde ficará o sistema de dessalinização.

Segundo a SRHE atualmente 7.500 famílias em diversos municípios do estado são abastecidas com ajuda de dessalinizadores. A meta é ter 600 equipamentos em operação até o fim do ano, atendendo a cerca de 150 mil pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...