_ _ _ _

quarta-feira, 6 de março de 2013

0 Funeral de Hugo Chávez arrasta multidão de venezuelanos pelas ruas de Caracas

+A +/- -A
Começou nesta quarta-feira (6) em Caracas, capital da Venezuela, o cortejo fúnebre do presidente Hugo Chávez, que morreu de câncer na véspera, aos 58 anos. O caixão, coberto com a bandeira venezuelana, deixou o hospital militar em Caracas rodeado de parentes, autoridades do governo e milhares de servidores.

A mãe do presidente, Elena Frías, chorava apoiada ao caixão, ao som do hino nacional da Venezuela.

O governo determinou sete dias de luto oficial. Os meios de transporte não vão cobrar passagem até sábado (9), segundo a TV estatal. O corpo vai para a Academia Militar de Caracas, em cujo saguão será velado.

O ministro de Relações Exteriores da Venezuela, Elías Jaua, disse que o país vai convocar eleições dentro de 30 dias. O vice-presidente, Nicolás Maduro, vai permanecer interinamente no poder.

Ele não deixou claro se isso significava que seria realizada dentro de 30 dias ou apenas se ela seria convocada nesse período.

A Constituição da Venezuela prevê que, no caso de morte (falta absoluta) do presidente, o governo seja assumido pelo presidente da Assembleia, o também governista Diosdado Cabello, mas há outras interpretações.

Aguarda-se que o Tribunal Supremo de Justiça, principal corte venezuelana, se pronuncie sobre o tema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...