_ _ _ _

quarta-feira, 13 de março de 2013

0 NOVO PAPA JÁ FOI ESCOLHIDO POR CARDEAIS; FUMAÇA BRANCA SAI DE CHAMINÉ DA CAPELA SISTINA

+A +/- -A
A Igreja Católica tem um novo papa. A fumaça branca liberada pela chaminé da Capela Sistina às 19h05 (horário local, 15h05 em Brasília) desta quarta-feira (13) mostra que os 115 cardeais chegaram a um nome de consenso. O novo papa será anunciado em breve, em latim, da sacada da Basílica de São Pedro. O conclave começou na última terça-feira (12).
O nome adotado pelo novo papa será ouvido pela primeira vez quando um cardeal surgir na sacada e anunciar "habemus papam" (temos um papa) para a multidão reunida na praça.
Entre os mais cotados para o cargo estão o arcebispo de Milão, Angelo Scola, e o brasileiro Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo. Vaticanistas acreditam que os cardeais buscaram um representante que se mostre um administrador firme e experiente, e com capacidade de inspirar os fiéis.
O nome indicado recebeu ao menos 77 votos dos cardeais-eleitores, o que configura dois terços do total.
A eleição do novo papa vem após a súbita e surpreendente renúncia de Bento XVI, de 85 anos. Ele deixou o cargo no último dia 28 de fevereiro, alegando não ter mais forças para liderar a Igreja, em um momento em que ela enfrenta vários problemas, dos escândalos de abusos sexuais às acusações de corrupção no Banco do Vaticano.
O conclave anterior, de 2005, durou dois dias e levou três rodadas de votação para eleger Joseph Ratzinger como novo papa.
 
 
Por Nill Júnior

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...