_ _ _ _

quarta-feira, 13 de março de 2013

0 PE sedia I Seminário sobre Emergência em Saúde

+A +/- -A

Plano de ação de saúde será apresentado no último dia do evento

Faltando menos de 100 dias para o início da Copa das Confederações da FIFA Brasil 2013, Pernambuco intensifica os preparativos para receber os torcedores de todo o mundo. Em uma iniciativa da Secretaria Estadual de Saúde, em parceria com a Secretaria Extraordinária da Copa de 2014 em Pernambuco (SECOPA-PE), será realizado, nesta quarta-feira (13) e quinta-feira (14), o I Seminário sobre Emergência em Saúde Pública. O evento acontecerá no Hotel Recife Praia, no bairro do Pina, e tem como objetivo atualizar os profissionais das áreas de vigilância e assistência em saúde sobre as estratégicas de gerenciamento de eventos de massa e emergências em saúde pública.
Para isso, o evento contará com a presença de autoridades ligadas à saúde pública no Brasil, além de representantes da Health Protection Agency (HPA), que é a agência responsável por proteger a saúde pública no Reino Unido. Na ocasião, eles vão apresentar a experiência do atendimento realizado nas Olimpíadas e nas Paraolimpíadas do ano passado, em Londres. A programação conta com palestras e mesas-redondas sobre doenças transmissíveis e eventos de massa, vigilância sindrômica, vigilância de desastres, experiências exitosas no gerenciamento de saúde em grandes eventos, assistência à saúde em situações críticas, entre outros.
Também participarão do seminário representantes do Ministério da Saúde, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), da Universidade de São Paulo e da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais para discussão dos temas citados. “Nesse primeiro seminário, vamos aprimorar as nossas estratégias a partir das experiências bem-sucedidas no gerenciamento de risco durante os eventos de massa”, explicou a Diretora-geral de Informações e Ações Estratégicas e Vigilância da Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde, Patrícia Ismael.
Para fazer a abertura do evento, a Secretaria Estadual de Saúde escalou o Secretário Executivo de Vigilância em Saúde, Eronildo Felisberto; a Secretária Executiva de Regulação e Saúde, Adelaide Calda; e a Secretária Executiva de Gestão do Trabalho de Educação e Saúde, Cintia Kalyne. Representando o time da SECOPA-PE, estará presente o Gerente Geral de Articulação Institucional, Ciro Pedrosa. No último dia do seminário, será apresentado o Plano de Ação de Saúde para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014TM.
Plano de Ações em Saúde O fato de sediar grandes eventos traz situações atípicas para a rotina do serviço de saúde, sendo necessária a preparação das equipes e gestores para o enfrentamento das situações de emergência que podem ocorrer. As estruturas de vigilância e assistência em saúde necessitam um planejamento preciso para redução das ameaças que podem ocorrer durante os eventos de massa. Feito com base nos eventos-teste que foram realizados em 2012 e 2013 no desfile do Galo da Madrugada, o Plano de Ação em Saúde para Grandes Eventos foi criado para dar suporte às áreas de saúde que já atuam na rotina do Estado e que precisarão ter suas atividades reforçadas durante a Copa das Confederações da FIFA Brasil 2013 e o Mundial de 2014.(fonte: http://portal.saude.pe.gov.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...