_ _ _ _

terça-feira, 5 de março de 2013

0 PMST dá início à caravanas de salvamento na zona rural

+A +/- -A


A Prefeitura Municipal de Serra Talhada (PMST) vem realizando desde janeiro “caravanas de salvamento” nas comunidades rurais da Capital do Xaxado. Segundo o secretário municipal de Agricultura Familiar, Zé Pereira, a previsão é que cerca de 280 povoados recebem a visita de técnicos da pasta com a missão de traçar um diagnóstico das principais dificuldades que os moradores vêm enfrentando e executar soluções. A intenção é que as atividades se estendam durante todo o ano.

Até o momento foram realizadas 36 mapeamentos. Entre os povoados visitados estão Sitio Serra Grande, Três Passagens, Tauapiranga, São Domingos, Conceição de Baixo, Fazenda Nova, Altinho, Juazeirinho, Jardim, Pocinho, Água Branca, São Lourenço, Logradouro, Bernardo Vieira e Catolé. “Em cada comunidade nós anotamos a maior dificuldade dos moradores, a potencialidade daquele local, bem como a reivindicação das pessoas”, detalhou o secretário de Agricultura.

Entre as principais dificuldades diagnosticadas estão: falta d’água, ausência de assistência técnica. A maioria dos povoados tem potencialidade para o plantio de milho, feijão, algodão e criação de caprinos e ovinos. Entre as reivindicações dos agricultores destacam-se: perfuração de poços artesianos, construção de açudes e passagens molhadas, implantação de sementeiras de algodão, recuperação de dessalinizadores e eletrificação de comunidades.

“Nós já começamos a atender algumas demandas sugeridas, mas evidente que existem muitas reivindicações que só poderemos fazer em parceria com os governos estadual e federal”, ressaltou o secretário Zé Pereira. Ele conta que a primeira comunidade beneficiada foi a de Pocinho.”Lá, realizamos a limpeza de um açude. Em Água Branca e Logradouro fizemos a recuperação de adutora de abastecimentos”. (Assessoria)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...