_ _ _ _

segunda-feira, 15 de abril de 2013

0 “Odonto móvel” leva cidadania para cadeia e escolas públicas de ST

+A +/- -A
A Secretaria de Saúde de Serra Talhada vem realizando um trabalho inovador no município através do projeto de um “odonto móvel”. O “ônibus-consultório” vem percorrendo bairros, povoados da zona rural, Caps (Centros de Atenção Psicossocial), escolas do município, instituições filantrópicas e prisionais da cidade. A missão é cuidar da saúde bucal de todos. Neste último final de semana, o projeto esteve na cadeia pública da Capital do Xaxado, realizando atendimentos cirúrgicos, obturação e manutenção de aparelhos ortodônticos. O projeto já realizou cerca de mil atendimentos no primeiro trimestre deste ano.

O “odonto-móvel” funciona com equipe formada por três dentistas, uma auxiliar de saúde bucal e motorista. Segundo um dos coordenadores do projeto e gerente do setor de Saúde Bucal no município, Audison Pereira, o projeto visita a cadeia pública de Serra Talhada a cada 15 dias. “Nestes três meses de trabalho, realizamos cerca de 60 atendimentos só na cadeia pública”, comemora. O cirurgião dentista detalha que o serviço odontológico móvel vem realizando atendimentos também na Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), no abrigo de idoso Ana Ribeiro, na escola Cônego Torres e comunidades rurais isoladas que ainda não são assistidas pela rede de atenção básica à saúde.

“Atualmente, Serra Talhada possui uma das melhores redes de atendimento bucal do estado, com um quadro de 35 dentistas. Ou seja, todos os 19 PSFs existentes no município dispõem de uma equipe especializada em saúde bucal. Como isso é satisfatório, utilizamos o ‘odonto-móvel’ para fortalecer as ações dos PSFs. É um serviço itinerante de saúde que vem dando ótimos resultados graças a vontade da Secretaria de Saúde em estendê-lo a toda população”, comenta Audison Pereira. O presidiário Francisco de Souza Guerra, 52, que o diga. Cumprindo pena há um mês, ele conta que recebe mais visitas do ‘odonto-móvel’ que da própria família. “Essa é a segunda vez que eles vêm olhar os meus dentes. E só estou há um mês aqui. Pense num projeto bacana”, avaliou o detento, com satisfação. (Assessoria)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...