_ _ _ _

segunda-feira, 1 de abril de 2013

0 Projeto cultural percorrerá bairros de Serra Talhada

+A +/- -A
Alimentar a formação de artistas através de oficinas nos bairros, estimulando crianças e jovens. Esse é o principal objetivo do projeto Movimento Cultura Viva, que será inaugurado esta semana, na Capital do Xaxado. A iniciativa deve funcionar, primeiramente, em quatro bairros da cidade (Cohab, Ipsep, Bom Jesus e Caxixola) com atividades diárias. Além de formação artística, o Cultura Viva prevê em sua programação, apresentação de grupos de danças, teatro, violeiros repentistas, grupos musicais e feiras de artesanato em vários pontos do município, incluindo a zona rural. O roteiro itinerante ocorrerá semanalmente, sempre ao sábados, através de "caravanas culturais". "Em cada localidade será montada uma estrutura com cadeiras para o público, iluminação, equipamento de som e, quando necessário, tablado", detalha o secretário de Cultura e Turismo de Serra Talhada, Anildomá Willans,  idealizador do projeto. 
Neste primeiro momento serão criados os chamados núcleos de cultura, onde diariamente acontecerão oficinas de iniciação ao teatro, capoeira, danças populares (Xaxado, Maracatu, Frevo, Samba de Coco, Coco de Roda, Ciranda, etc), e pintura em tela. A previsão é que no segundo semestre todos os bairros da cidade já estejam com seus núcleos montados. "Os professores visitarão as casas e escolas fazendo as inscrições dos que desejam participar das aulas. A nossa intenção é incentivar crianças e jovens  em atividades diretamente ligadas a sua identidade cultural”, destacou o secretário de Cultura e Turismo de Serra Talhada.
PARCERIA COM O SEBRAE
Em paralelo ao trabalho de formação artística, a prefeitura irá trabalhar também a formação de produtores culturais. Nesse contexto, o Sebrae entrará como parceiro do projeto, oferecendo cursos sobre mercado cultural. “Capacitar os artistas e produtores culturais para pensarem estrategicamente a sua atividade como um negócio”, frisou o secretário de Cultura. Os cursos pelo Sebrae começam já a partir desta segunda-feira (1º), até a próxima sexta (5), sempre das 14h às 17h, na sede do Sebrae, no centro da cidade. O Governo Municipal também se prepara para criar um Sistema Municipal de Cultura (SMC). (Ascom)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...