_ _ _ _

segunda-feira, 1 de abril de 2013

0 Vereador denuncia más condições no matadouro de Serra Talhada-PE e pede interdição

+A +/- -A
Mais uma vez a situação dos matadouros públicos preocupa as autoridades. Desta vez as denúncias são feitas pelo vereador de Serra Talhada, Dr. Leirson Magalhães. Após participar de uma fiscalização no matadouro da cidade, o vereador denunciou o descaso e pediu uma ação do Ministério Público (MP) para que o local seja interditado.

Acompanhem as denúncias do vereador

Fiscalizamos a situação precária do matadouro público de Serra Talhada, um setor que era para ser tratado no mais elevado grau de higiene, devido ao tratamento das carnes de nosso município, e se encontra em completo descaso, onde, escondido da população, está em péssimas condições de trabalho.

O matadouro público tem renda mensal de aproximadamente 20 mil reais, porque todo animal que é abatido, o açougueiro tem que pagar uma taxa alta. Mesmo assim, o matadouro (Secretaria de agricultura) não disponibiliza se quer estes EPI para os funcionários , deixando assim nossos irmãos expostos a vários tipos doenças.

A forma de abate, que ainda é manual, é feita de forma bem arcaica, segundo relato de trabalhadores, foi feito promessas de equipamentos mais sofisticados de abate mais ainda encontra-se na forma braçal (Feito através de várias marretadas, onde poderia ser feito com ar comprimido). O transporte é precário , feito em uma F400 baú velha sem câmara frigorifica.

Hoje o matadouro público de Serra Talhada torna-se um local insuportável de permanecer, onde essa sujeira trouxe um mau cheiro horrível como também a presença de moscas, baratas, ratos, cachorros e até porcos transmitindo assim várias doenças. Moradores dos arredores reclamam do mau cheiro causado pelo acumulo de sujeira no matadouro.

Então queremos mais uma vez a resposta do Ministério Público com a interdição do mesmo, pois o matadouro deve se adequar as normas de Vigilância Sanitária e ao Código de Defesa do Consumidor. Não podemos esperar por promessas de construção de um novo matadouro por parte da Prefeitura em um terreno adquirido pelo gestor anterior, sem que haja uma interdição imediata do matadouro.
Leirson Magalhães – vereador de Serra Talhada

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...